Fui Vítima de um Golpe no WhatsApp: ainda consigo recuperar meu dinheiro?
Cair em um golpe no whatsapp é uma situação desesperadora mas o tempo é o seu maior inimigo na tentativa de recuperar os valores perdidos. Assim que você perceber que foi enganado a primeira medida deve ser ligar para o seu banco e solicitar o bloqueio cautelar da transação via mecanismo especial de devolução do banco central. Essa ferramenta permite que o banco recebedor congele o dinheiro na conta do golpista por até setenta e duas horas para análise de fraude.
Além do contato com o banco é indispensável registrar o boletim de ocorrência detalhando o número do golpista e os dados da conta que recebeu o dinheiro. Com o registro policial em mãos o caminho jurídico se torna mais forte para buscar a responsabilização das instituições financeiras se ficar provado que houve falha na verificação da conta do criminoso. Os bancos têm o dever de evitar que contas fantasmas sejam usadas para lavagem de dinheiro e aplicação de golpes em larga escala.
Muitas vezes as vítimas desistem por acreditar que o dinheiro sumiu para sempre mas existem precedentes judiciais que obrigam as plataformas e bancos a indenizarem os prejuízos quando o sistema falha na proteção do consumidor. Guarde todos os prints da conversa e o comprovante do pix pois essas serão as provas fundamentais para uma ação de recuperação. Agir com rapidez e técnica aumenta significativamente as chances de reaver o seu patrimônio financeiro.
Se precisar de mais informações sobre o tema ou já passou por algo parecido, busque hoje mesmo um advogado especialista em Direito Digital.
